relacionamento-a-dois

Dicas para manter a saúde do seu relacionamento a dois

Na vida real não é como os contos de fadas, em que a história termina antes dos filhos, das brigas e do desgaste do relacionamento a dois.

Na realidade da vida a dois, existe excesso de trabalho, preocupações domésticas, educação dos filhos e pouco tempo disponível para o diálogo. E manter a saúde do relacionamento a dois, em meio a tantos desafios, é um exercício diário de paciência.

Lidar com a rotina não é fácil. Combater os efeitos da monotonia no relacionamento é um trabalho que exige dedicação e esforço de ambas as partes. No entanto, nada está perdido quando existe amor.

Por isso, separei aqui algumas dicas de como melhorar o relacionamento amoroso, mesmo em meio às turbulências da vida moderna.

  • Não deixe passar pequenos incômodos

Explique ao seu parceiro o que lhe incomoda, mesmo que pareça pequeno. Pequenas doses de chateações diárias podem se tornar grandes desentendimentos no futuro. Não deixe que isso aconteça.

  • Reserve um tempo para vocês

Com a chegada dos filhos, é comum que os casais mudem suas prioridades e que se preocupem muito menos com o relacionamento, que agora já não é mais só a dois. No entanto, é primordial que existam momentos reservados especialmente para o casal. Separe um dia na semana, ou um fim de semana no mês, só para vocês dois.

  • Não idealize o seu par ou seu relacionamento

Pessoas têm defeitos e isso é um fato com que todos devem aprender a lidar. Em vez de criticar as imperfeições, procure beleza nas ações de seu parceiro.
Quanto mais você conhece uma pessoa, mais defeitos serão descobertos, mas também aparecerão mais qualidades. Só depende de você prestar a atenção nas coisas certas e, claro, conversar quando algo realmente não lhe agradar.

  • Agradeça, elogie e peça desculpas

Com o passar dos anos, algumas coisas acabam se perdendo nos relacionamentos. Por exemplo, o hábito de agradecer ao outro por pequenas gentilezas, ou de reconhecer os méritos e até mesmo de perdoar os erros.
Essas três atitudes têm um poder transformador na vida de qualquer casal. Sempre reconheça os esforços de seu parceiro, aceite seus próprios erros e entenda que a saúde do seu relacionamento depende de vocês!