amizades

Como as amizades podem acabar com um relacionamento

Ter amizades é fundamental para todo ser humano: afinal, somos seres sociais e as relações criadas ao longo da vida são fundamentais para o desenvolvimento de ligações emocionais que proporcionam sensação de pertencimento.

É muito comum que haja ciúme provocado por algumas amizades e, por esse motivo, algumas pessoas decidem se afastar dos amigos quando embarcam em um relacionamento. Porém, será que essa é uma atitude saudável? Será que algumas amizades realmente têm o poder de destruir um relacionamento amoroso? Tudo depende da maneira como o casal decide lidar com a situação.

Como impedir que os amigos atrapalhem o relacionamento?

Estabeleça limites
O primeiro passo para evitar que os amigos criem qualquer tipo de desgaste na sua relação é estabelecer alguns limites para que as amizades não invadam a vida do casal e, assim, exista uma harmonia entre sua rotina com o parceiro (a) e com os amigos.

Faça uma avaliação das suas amizades
As pessoas vão ficando mais velhas, mudam seus hábitos e, eventualmente, algumas amizades deixam de fazer sentindo no atual momento de vida. Avalie o que você deseja priorizar nesse momento da sua vida e saiba que, às vezes, algumas escolhas exigem renunciais.

Cuidado com amigos sabotadores
Engana-se quem acredita que só os parceiros sentem ciúmes! Muitas vezes, trata-se de um comportamento inconsciente, em que a pessoa vê o parceiro do amigo como um rival responsável por impedir que os hábitos antigos permaneçam. Caso você identifique esse padrão, é importante ter uma conversa com seu amigo para fazer com que ele entenda que você está em uma nova etapa de vida, mas que o carinho e a consideração entre vocês não vão mudar.

Não se afaste completamente
É claro que adaptações são necessárias e que não é possível manter os mesmos hábitos de uma pessoa solteira quando se está em um relacionamento. Porém, é preciso saber dosar suas relações e não se afastar completamente das pessoas que você gosta apenas porque seu parceiro deseja.

Seja tolerante
Em todos os relacionamentos — seja com o parceiro, familiares ou amigos — é importante saber ceder. Sem tolerância, nenhuma relação consegue se sustentar e prosperar. Quando se inicia um relacionamento amoroso, é preciso conciliar diversas coisas: horários, rotina, preferências e interesses, e os amigos também fazem parte desse pacote.

Para saber mais conselhos sobre relacionamento, visite nosso blog.